DANÇA DO VENTRE

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá amante da dança! Bem vindo à seção DANÇA DO VENTRE!

Agora vou explicar mais detalhadamente como ela será estruturada.

Aqui será o lugar onde farei postagens diretamente ligadas ao mundo da dança, sejam sobre aulas, técnicas, shows etc.

Estava com dúvidas se colocava o nome “dança do ventre” ou “dança oriental”, pois penso ser esse último um termo mais abrangente, o que me permitiria falar não só da dança do ventre como do folclore árabe por exemplo, além de outros estilos de dança do oriente … porque não?

Sou apaixonada por essa arte e acho que podemos aprender muito com outras modalidades.

Porém, o termo “dança oriental” fez com que muitas pessoas fizessem uma correlação com danças de países como Japão, por exemplo, e não somente com países do Oriente Médio, onde a dança do ventre está presente, então achei que o termo poderia ser ambíguo.

De qualquer forma, daria aqui uma breve explicação sobre o termo “oriente”.

 

♥ Significado da palavra “oriente”

O site www.dicio.com.br dá algumas definições para a palavra oriente:

dança-oriental-oriente

Pelo mapa da divisão dos hemisférios, podemos ver que o oriental engloba diversos países:

dança-oriental mapa oriente ocidente

Mais de pertinho:

danca-orienta-hemisferio

♥ Divisões do Oriente

Existem algumas divisões para o oriente, que nem sempre são unânimes, já que vários fatores estão em jogo: história, geografia, política e até mesmo arqueologia,  porém, normalmente considera-se:

  • Extremo oriente: chamado também de Ásia Oriental, que abrange o leste da Ásia (ex: China, Japão, Coréias do sul e do norte)
  • Oriente médio: também chamado por alguns de próximo oriente, é uma região que envolve países do oeste da Ásia e do nordeste da África. Se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico (ex: Turquia, Líbano e Emirados Árabes Unidos).

Bom, o objetivo aqui não é entrar a fundo na historia ou geografia, mas sim, nos situarmos do que provavelmente chamamos de “dança oriental”.  O que percebo é que geralmente costumamos concentrar nossos estudos por aqui, não é mesmo?

dança-oriental

Minha intenção nessa seção é abordar assuntos das danças relacionadas mais ao Oriente Médio, lugar onde morei por tantos anos, onde pude vivenciar a cultura de perto e onde também pude me aperfeiçoar tecnicamente. (clique aqui e leia um pouco da minha história). Dessa forma, decidi manter o termo “Dança do Ventre” para categorizar essa seção.

Acesse os posts da seção “Dança do Ventre” clicando no link abaixo(ou em “Dança do Ventre” no menu superior da página inicial) e venha junto comigo compartilhar informações sobre essa linda arte!

http://marcelehannaan.com.br/categoria/danca-do-ventre/

Aqui estão alguns dos textos:

Super beijos,

Marcele Hannaan

 

Bibliografia:

www.significados.com.br

www.suapesquisa.com

www.escola.britannica.com.br

brasilescola.uol.com.br/

www.super.abril.com.br