10 maneiras de aproveitar AO MÁXIMO sua aula de dança

Tempo de leitura: 4 minutos

aproveitar ao máximo sua aula de dança

Eu sigo a opinião de que o aprendizado é eterno. Seja na vida, seja na dança.  Cada aprendizado é um passo na sua caminhada. Por isso acho importante pensar sempre em como você pode aproveitar ao máximo sua aula de dança.

Não importa há quantos anos você pratica, não importa o “nível” que você se encontra, não importa nada, alias! Todo dia é uma nova oportunidade para crescer e aprender.

Acredito que todas as situações da vida nos apresentam algo a ser absorvido, compreendido e incorporado às nossas experiências e bagagem de vida. Vejo que são chances de melhorarmos e nos reinventarmos.

Basta realmente querermos perceber que a vida nos dá essa oportunidade diariamente.

Quanto ao aprendizado na dança do ventre, temos que admitir e aceitar que não dá para saber tudo de uma vez. A cultura árabe é vastíssima e muito rica, fazendo com que o estudo seja peça fundamental. Olhando pelo lado positivo, isso é algo realmente estimulador, visto que estaremos sempre atrás de conhecimento e da verificação das informações obtidas.

♥ Assala Ibrahim

Acabei de fazer uma aula com a iraquiana Assala Ibrahim (trazida ao Rio de Janeiro pela Luciana Midlej, Melinda James e Shimmie) e sempre a primeira coisa que me vem à cabeça quando me proponho a fazer uma aula é: como é maravilhoso aprender! Como isso dá um gás, renovando suas forças e te dando sede para aprender mais e mais!


valor de uma aula 3
Como é maravilhoso você ter acesso ao profissional(seja pelo meio que for) e ele poder te passar seu conhecimento, solucionar suas dúvidas e fazer você repensar.

Especialmente sobre Assala Ibrahim, o que posso iniciar falando é: uma profissional fantástica. Além de tudo que ensinou teoricamente e tecnicamente, me fez refletir em várias questões, seja como aluna, seja como professora. 

aproveitar ao máximo sua aula de dança

Eu particularmente AMO aprender também a teoria! Conhecer a origem, a evolução, os dias atuais, a geografia e até questões políticas do tema, como foi muito bem feito por Assala é, na verdade, fundamental.

Foi nítido o carinho e vontade que ela tem pelo aprendizado de sua cultura, demonstrados pelas buscas e pesquisas que faz para trazer uma informação mais precisa, a vontade real de passar isso adiante, a energia contagiante, o prazer, carinho que trata as alunas.

Realmente um workshop inesquecível!

Por isso repito: não importa o tempo de dança que você tenha. Sempre existe algo a aprender! Faça aulas aos quais os temas sejam interessantes para você. Procure sempre aprender mais.

♥ 10 dicas para aproveitar ao máximo sua aula de dança:

valor de uma aula 2

Sempre que acabamos de fazer uma aula, nossa cabeça fica preenchida de tanto conhecimento! Além do cansaço físico, nossa mente também trabalhou bastante, seja para obter informações novas, seja para decorar uma sequência ou para questionar o que foi falado.

Mas aí depois disso vem a questão: como vou internalizar e/ou transmitir o conhecimento obtido?

Então aqui vão algumas dicas de como eu organizo meu aprendizado de uma aula e como faço para aproveitá-la da melhor maneira possível:

  • Faço sempre perguntas ao professor(participar da aula faz você manter o foco e reter a informação);
  • Tento anotar o máximo possível num caderno de rascunho(nível calo no dedo! :D) ou filmo, caso a aula seja presencial(pergunte antes se é permitido filmar); 
  • Nas anotações, utilizo termos e abreviações que criei para mim mesma com a finalidade de facilitar na hora da rápida escrita;
  • Gravo um vídeo dos passos ou sequências que recém aprendi e assisto várias vezes.
  • Repasso todo o rascunho(que parece estar escrito em aramaico! ;D) de forma legível para meu caderno ou computador(prefiro escrever a mão porque isso me ajuda a reter mais a informação);
  • Treino muito;
  • Ensino para minhas alunas;
  • Sempre questiono o que sei, pois isso me dá motivos para sempre continuar estudando;
  • Discuto posteriormente o assunto com as amigas;
  • Não levo a dúvida pra casa. Entre sempre em contato com o seu professor. Seja a aula presencial ou online, não deixe de fazer perguntas; Te garanto que a maioria dos professores gostam muito de ter contato com o aluno(eu adoro!) ;D

♥ Veja aqui o infográfico das 10 maneiras de você aproveitar ao máximo sua aula de dança:

como-aproveitar-uma-aula-1

Essas são dicas que funcionam para mim. Cada um tem um estilo único de aprendizagem, basta você identificar qual é a forma que mais te facilita a adquirir conhecimento e seguir em frente!

Tenho certeza que o aprendizado é para a vida toda! Cada dia é uma oportunidade de um novo começo!

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

Paulo Freire

Gostou da dica? Me diga então qual sua melhor forma de aprendizado, assim podemos ajudar mais gente a otimizar seu conhecimento!

Comente e compartilhe!

Super beijos,

Marcele Hannaan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *