Marcele Hannaan | Expansão e Consciência Feminina

Viagem ao Oriente – Alexandria – Egito

E hoje foi dia de visitar Alexandria, a 2a cidade mais populosa do Egito, localizada ao Norte, na parte ocidental do delta do Nilo e que foi fundada por Alexandre, o Grande, no século IV a.C.

Alexandria tem o maior porto do Egito e serve grande parte das importações e exportações da cidade.

alexandria porto

Pelo que eu me lembro desse city tour, a duração da viagem, saindo do Cairo, foi de mais ou menos 3 horas de ônibus (a distância é por volta de 200 km). Foi um passeio bate e volta, fomos e voltamos no mesmo dia e confesso que foi um pouco cansativo.

♥ Pilar de Pompéia

Começamos o passeio visitando um dos principais sítios arqueológicos de Alexandria, onde se encontra o Pilar de Pompéia, uma coluna de granito construída em homenagem ao Imperador Diocleciano, em 297 d.C.

♥ CATACUMBAS DE KOM EL-SHOKAFA

Próximo ao pilar, seguimos para visitar as CATACUMBAS DE KOM EL-SHOKAFA. Confesso que nessa eu não entrei! Lá se encontra uma série de túmulos, estátuas e objetos arqueológicos.
Lembro que eram muuuitos degraus para descer! Dizem que são 4 níveis e até o 3o é preciso descer 99 degraus!!!

Vejam as fotos abaixo(as únicas que peguei da internet!):

♥ Litoral e Forte de Qaitbay

Pegamos o ônibus novamente e passeamos pelo litoral até chegar no forte de Qaitbay, construído no século XV e localizado na costa do mar mediterrâneo. Ali era o local do farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Forte

Depois fomos almoçar em um restaurante muito bom, que tinha uma vista muito bonita.

Depois de um almoço delicioso de frutos do mar, continuamos o passeio pela corniche de Alexandria. Um lugar super bonito:

♥ Biblioteca de Alexandria

Terminamos o passeio conhecendo a biblioteca de Alexandria, uma das maiores do mundo antigo. No século VII, a biblioteca foi incendiada, perdendo muitos rolos de papiro contendo obras da antiguidade.

Alexandria é um lugar muito bonito onde encontramos uma mistura entre o oriente e o ocidente. Lá podemos encontrar muitos vestígios da Antiguidade, como castelos, museus e monumentos. Vale a pena visitar!

Veja os vídeos que gravei em Alexandria: