Viagem ao Oriente – Alexandria – Egito

E hoje foi dia de visitar Alexandria, a 2a cidade mais populosa do Egito, localizada ao Norte, na parte ocidental do delta do Nilo e que foi fundada por Alexandre, o Grande, no século IV a.C.

Alexandria tem o maior porto do Egito e serve grande parte das importações e exportações da cidade.

alexandria porto

Pelo que eu me lembro desse city tour, a duração da viagem, saindo do Cairo, foi de mais ou menos 3 horas de ônibus (a distância é por volta de 200 km). Foi um passeio bate e volta, fomos e voltamos no mesmo dia e confesso que foi um pouco cansativo.

♥ Pilar de Pompéia

Começamos o passeio visitando um dos principais sítios arqueológicos de Alexandria, onde se encontra o Pilar de Pompéia, uma coluna de granito construída em homenagem ao Imperador Diocleciano, em 297 d.C.

pilar de pompeiapilar de pompeia 2

♥ CATACUMBAS DE KOM EL-SHOKAFA

Próximo ao pilar, seguimos para visitar as CATACUMBAS DE KOM EL-SHOKAFA. Confesso que nessa eu não entrei! Lá se encontra uma série de túmulos, estátuas e objetos arqueológicos.
Lembro que eram muuuitos degraus para descer! Dizem que são 4 níveis e até o 3o é preciso descer 99 degraus!!!

Vejam as fotos abaixo(as únicas que peguei da internet!):

catacumba1catacumba2

♥ Litoral e Forte de Qaitbay

Pegamos o ônibus novamente e passeamos pelo litoral até chegar no forte de Qaitbay, construído no século XV e localizado na costa do mar mediterrâneo. Ali era o local do farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

litoral alexandria

litoral alexandria2 litoral alexandria 3

farol alexandria
Forte

Depois fomos almoçar em um restaurante muito bom, que tinha uma vista muito bonita.

restaurante alexandria

Depois de um almoço delicioso de frutos do mar, continuamos o passeio pela corniche de Alexandria. Um lugar super bonito:

litoral alexandria 7 litoral alexandria 7

litoral alexandria 8 alexandria 9

♥ Biblioteca de Alexandria

Terminamos o passeio conhecendo a biblioteca de Alexandria, uma das maiores do mundo antigo. No século VII, a biblioteca foi incendiada, perdendo muitos rolos de papiro contendo obras da antiguidade.

biblioteca alexandria 1

biblioteca alexandria 2

biblioteca alexandria 4

biblioteca alexandria 5

Alexandria é um lugar muito bonito onde encontramos uma mistura entre o oriente e o ocidente. Lá podemos encontrar muitos vestígios da Antiguidade, como castelos, museus e monumentos. Vale a pena visitar!

Veja os vídeos que gravei em Alexandria: